Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

RISSÓIS DE CAMARÃO

Ingredientes                                                        

Massa

3,5dl de água

1 colher (sopa) de azeite

sal q.b.

275 grs de farinha de trigo

2 ovos

pão ralado q.b

óleo de girassol ou outro para fritar q.b.

Creme de camarão para o recheio                                          

25 camarões (tam. 80/100)

0,5l de água

1 jindungo ou piripíri (pequeno)

1 pitada de pimentão doce (colorau)

sal q.b

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Preparação

Massa de rissóis

Coloque, ao lume, um tacho com água e o azeite e tempere com sal. Quando ferver, deite a farinha de trigo (de uma só vez) e mexa bem, em lume muito brando, até formar uma bola que se despega do fundo do tacho (1). Retire do lume e deixe arrefecer bem.

Creme de camarão

Ao lume, coloque uma pequena panela com água, o jindungo e o colorau, tempere com sal e, quando estiver a ferver, deite os camarões e deixe cozer mais 3 minutos depois de começar novamente a ferver. Retire os camarões, descasque-os e reserve (2). Aproveite as cascas e as cabeças, esmague-as muito bem e vá adicionando água da cozedura do camarão, misture bem para formar o caldo que servirá para fazer o creme. Coe para uma vasilha e reserve (3). Num tacho, ponha duas colheres de sopa de azeite e quando começar a ferver, retire do lume, junte uma colher de farinha de trigo, mexa bem e vá adicionando 2,5 dl do caldo que preparou com a água da cozedura do camarão (4). Leve de novo ao lume (brando) e, mexendo sempre, deixe ferver até engrossar e ganhar a consistência de creme (5). Adicione e misture os camarões (6). Retire do lume e deixe arrefecer (7).

Sobre uma mesa, com o rolo da massa vá estendendo finamente a massa (não demasiado para que não rebente quando for a fritar) e deite uma colher de creme e um camarão (8) sobre uma pequena porção de massa já estendida. Dobre a massa para tapar o recheio de creme de camarão e recorte os rissóis com a ajuda de um copo (9 e 10). Passe-os por ovo batido e pão ralado (11) e frite em óleo bem quente. Deixe aloirar, retire e deixe escorrer bem sobre papel absorvente de cozinha (12).

4 comentários

Comentar post