Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

ARROZ DE FRANGO

Ingredientes

1 frango do campo (800grs. depois de limpo, aprox.)

1 cebola picada

3 colheres sopa de azeite

2 dentes de alho

1 fl. de louro

1 raminho de salsa

1 chávena de arroz agulha 

2 chávenas do molho ou calda do estufado do frango do campo

(Capacidade da chávena 2,5dl)

Preparação

No tacho, coloque a cebola picada a refogar no azeite, em lume muito brando, e até ficar levemente "loura", junte o frango limpo do excesso de gorduras e pele e partido aos pedaços, o alho picado, o louro e o raminho de salsa. Tempere com sal e deixe cozinhar lentamente, em lume muito brando, mantendo o tacho tapado para o frango estufar na própria calda que se vai formando com o vapor da cozedura. Quando estiver bem cozido, retire os pedaços de frango para uma travessa e reserve para servi-lo separadamente do arroz.

Meça duas vezes (a capacidade da chávena) a quantidade de calda que se formou ao estufar o frango. Acrescente, se for preciso, água até obter o dobro da quantidade de calda que é necessária para cozer o arroz e leve ao lume. Deixe ferver, retifique o sal e deite o arroz. Deixe cozinhar em lume muito brando e com o tacho tapado para que o arroz fique cozido e seco.

NOTA: O arroz é cozinhado na calda do frango e são servidos em separado porque poderá aproveitar o arroz (se sobrar) noutra refeição, aquecendo-o em banho-maria e tapado, para acompanhar outro prato (ex. bifinhos de peito de frango grelhados). Do frango que possa sobrar, poderá desfiá-lo e fazer uma tarte que pode servir acompanhada de uma salada variada como entrada ou  prato principal de uma refeição ligeira.