Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

ROLO DE PORCO COM AMEIXAS SECAS

Ingredientes

1,250grs de lombo de porco, sem osso

sal q.b.

3 dentes de alho

1 folha de loureiro seco ralado

1 colher café de colorau (pimentão doce)

1 colher de sopa de azeite

1dl de azeite

1 colher café de alecrim

1 colher de café de salsa seca picada

1 chávena de ameixas pretas secas

Vinho do Porto ( aprox. 1dl) para macerar as ameixas durante 30m.

Preparação

Comece por retirar os caroços às ameixas e parta-as muito miudinhas para a chávena. Junte-lhes um pouco Vinho do Porto e deixe macerar 30 a 40 minutos para formar um "xarope". Abra o lombo para o planificar em forma de rectângulo para fazer o rolo.

Faça uma pasta com o sal (pouco, porque vai temperar dos dois lados), os dentes de alho, a folha de loureiro, o pimentão doce, 1 colher de sopa de azeite, o alecrim e salsa picada e tempere muito levemente (para não ficar salgada) de um lado e de outro da carne, e enrole. Deixe-a descansar durante 30 a 40 minutos.

Estenda o rolo de carne novamente, barre toda a parte cima com as ameixas preparadas e reserve o xarope que formou.

Enrole com cuidado, fazendo um rolo e ate, de onde a onde, com fio de linha para culinária (pode usar linha de crochet forte) para não abrir. Embrulhe-o numa folha de papel de alumínio, coloque num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200º, durante meia hora.

Tire o rolo do forno e retire-lhe a folha de alumínio. Sobre o rolo, deite 1dl de azeite, um pouco do xarope que reservou, uma cebola descascada (partida de forma grosseira) para criar molho e leve novamente ao forno a 180º e deixe assar.

De vez em quando, regue com o restante xarope para a carne não se tornar seca e deixe assar bem. Vá virando para tostar e tomar um tom dourado e uniforme por todo o rolo.

Sirva com batata miúda assada.