TARTE DE MOELAS E BACON
Com muito gosto participo no v/ Desafio Culinário dos Blogs do Sapo. A receita nasceu da necessidade de apresentar uma diferente opção para cozinhar uma refeição leve com moelas.
Ingredientes
300 grs de moelas de frango
100 grs de bacon (magro)
1 cebola
1,5 l de água para cozer as moelas
+1 cebola (picada)
3 colheres de sopa de azeite
1 fl. de louro
1 pitada de alecrim seco (ralado)
1,5 dl de Vinho do Porto
Sal q.b.
1 embalagem de massa folhada (não congelada)
5 ovos (pequenos) ou 4 (grandes)
2 dl de natas
1 colher de sobremesa de farinha de trigo
Preparação das moelas
Limpe bem, retire as gorduras e lave as moelas. Coloque, ao lume, uma panela com aprox.1,5 l de água e uma cebola e, assim de comece a ferver, deite as moelas. Tape a panela durante a cozedura. Não tempere com sal para cozerem melhor. Retire quando estiverem bem cozidas e muito tenras. Rejeite a água e a cebola da cozedura.
Num tacho, coloque a outra cebola (picada) a refogar no azeite, deite o bacon partido aos cubinhos. Deixe a cebola aloirar um pouco, junte as moelas já cozidas, a folha de louro, o alecrim e o Vinho do Porto. Tempere com sal (pouco), tendo em conta que o bacon já é salgado. Em lume muito brando, deixe que as moelas ganhem o sabor da mistura dos ingredientes e durante o tempo necessário para fazer diminuir o molho (um pouco). Depois, parta as moelas em pedaços, enquanto estão quentes, e deixe-as arrefecer no molho que resta e que deve ser o suficiente para que os moelas partidas não fiquem secas.
Preparação da massa de tarte
Entretanto, aqueça o forno a 180º e prepare a massa folhada.
Retire a massa folhada da embalagem, desenrole-a sobre o papel vegetal que a envolve. Mantenha-a sobre o papel.
Em movimentos leves, do centro para fora, passe o rolo da massa para a estender um pouco, sem sair dos limites do papel vegetal.
Conserve a massa sobre o papel vegetal e forre a forma de tarte. Passe com o rolo da massa sobre o bordo da forma, recorte a massa e retire as sobras. Com uma tesoura, corte o excesso de papel vegetal e pique, com um garfo, a massa no fundo da forma. Disponha, no fundo da massa, os cubinhos de bacon e as moelas partidas, sem o molho.
Recheio da tarte
Num recipiente, bata bem as natas com as gemas e as claras até aumentarem de volume e formarem um creme aveludado. Junte cuidadosamente a farinha para não formar grumos e 3 colheres de sopa do molho das moelas. Misture bem. Deite esta mistura sobre a massa de tarte, cobrindo as moelas e os pedaços de bacon.
Leve ao forno a 180º. Quando a massa estiver a ficar dourada, coloque uma folha de papel de alumínio e deixe crescer. Retire o papel de alumínio e deixe dourar um pouco mais, sem queimar.
Sirva com uma combinação de vegetais salteados ou com uma salada fresca e variada.