Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

LARANJA E CANELA

"AROMAS E SABORES EM FAMÍLIA"

GELEIA DE MARMELO

P1060095geleialc.jpgOutono chega e é o tempo dos marmelos. Deixo a minha receita de geleia de marmelo.

Ingredientes
Água q.b.

Cascas e partes do interior dos marmelos e respetivas sementes 

Água da cozedura dos marmelos depois de preparados para fazer a marmelada
800 grs de áçúcar/1l

Frascos com tampa
Preparação

1 Escalde em água a ferver os frascos e as tampas que possa precisar. Deixe escorrer e secar bem o interior dos frascos.
2 Ao lume, coloque as cascas e a parte interior que retirou para preparar os marmelos, cubra com  água suficiente, deixe cozer.  Coe e aproveite só a água. Adicione-a à água da cozedura dos marmelos e meça a capacidade total.
3 Junte 800grs de açúcar por cada litro da água, leve ao lume e deixe ferver até começar a formar espuma. Quando a espuma começar a subir até ao cimo da panela, retire do lume até baixar novamente. Coloque, outra vez, a panela ao lume e deixe novamente criar espuma, deixe subir até ao cimo e retire do lume. Faça mais três ou mais vezes a mesma operação.
4 Retire com uma colherada de geleia, coloque num prato e deixe arrefecer. Teste, com a colher, o ponto que a geleia tem. Se estiver ainda muito líquido a escorrer da colher, reponha a geleia no lume e deixe a espuma da geleia subir e descer mais duas ou mais vezes, tendo cuidado de ir verificando o ponto no prato. Se tiver um aspeto solto sem escorrer e sem ficar colada à colher, então, pode retirar do lume.
5 Deixe arrefecer por uns minutos e verta a geleia nos frascos escaldados, escorridos e secos. Mantenha os frascos abertos até que a geleia esteja bem fria.
6 Coloque as tampas nos frascos e feche muito bem.

P1050299geleia lc.jpg

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.